quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Atividade de análise da música "Cantinho Escondido", De Marisa Monte

Leia a música "Cantinho Escondido", de Marisa Monte:

Cantinho Escondido

Dentro de cada pessoa
Tem um cantinho escondido
Decorado de saudade

Um lugar pro coração pousar
Um endereço que frequente sem morar
Ali na esquina do sonho com a razão
No centro do peito, no largo da ilusão

Coração não tem barreira, não
Desce a ladeira, perde o freio devagar
Eu quero ver cachoeira desabar
Montanha, roleta russa, felicidade
Posso me perder pela cidade
Fazer o circo pegar fogo de verdade
Mas tenho meu canto cativo pra voltar

Eu posso até mudar
Mas onde quer que eu vá
O meu cantinho há de ir

Dentro...

# Exercícios:
01) No verso “Um lugar para o coração pousar” há a presença da figura de linguagem chamada:
( ) hipérbole;
( ) prosopopeia;
( ) ironia;
( ) eufemismo;

02) O título da canção remete a um cantinho escondido. Que lugar seria esse?

03) “Dentro de cada pessoa tem um cantinho escondido”. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta:

04) Copie todas as rimas da canção e diga se são ricas ou pobres:

05) Considerando toda a 2ª estrofe, o sujeito do verso ”Um endereço que frequente sem morar” classifica-se como:

( ) Sujeito Simples (um endereço);
( ) Sujeito desinencial (ele);
( ) Sujeito Composto (endereço e coração);
( ) Sujeito inexistente;
06) O uso do diminutivo em “cantinho escondido” denota:

( ) diminuição de tamanho;
( ) ironia;
( ) depreciação;
( ) afetividade;

07) Explique, com suas palavras, o que você entendeu com o primeiro e segundo versos da terceira estrofe:

08) O eu lírico da canção descreve um cantinho que todo mundo tem. Descreva o seu:
09) A frase “Fazer o circo pegar fogo de verdade”, presente na canção, está sendo usada conotativamente. Explique o seu sentido neste contexto:

10) Em “Eu posso até mudar”, a preposição representa um modalizador do discurso e do eu lírico. Explique o efeito de sentido conquistado:

11) Em “Eu posso até mudar / MAS onde quer que eu vá / O meu cantinho há de ir”, o termo em destaque dá ideia de:

( ) causa;
( ) conseqüência;
( ) tempo;
( ) contradição;
( ) proporcionalidade;

Fonte: http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário